Taxa de alfabetizados entre 8 e 9 anos de idade foi de 49,3% em 2023


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (3), os microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes a 2023. As informações mostram uma recuperação da alfabetização de crianças no 2º ano do ensino fundamental, mas ainda abaixo do período pré-pandemia.

Na amostra nacional do Saeb, a taxa de alfabetizados entre 8 e 9 anos de idade foi de 49,3%, com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais. Em 2021, em plena pandemia de covid-19, com as escolas fechadas, esse número chegou a 36%. Já no Saeb de 2019, a taxa de crianças alfabetizadas nessa idade foi de 55%.

Para Manuel Palacios, presidente do Inep, o resultado serve para impulsionar a meta de alfabetização de todas crianças até 2030. O Inpe também divulgou os dados de pesquisas realizadas pelos estados, mas, como as margens de erro foram muito discrepante, o Instituto informou que não é possível fazer uma comparação entre os dados nacionais e os dos estados.

Palacios disse que a demora na divulgação das informações do Saeb de 2023 se justificou justamente pela análise dos dados e diferenças nas margens de erro.

A Bahia, por exemplo, registrou 40% de alfabetização no 2º ano, mas sua margem de erro foi de 21,5 pontos percentuais. Em comparação, Tocantins teve a menor margem de erro, de 4,5 pontos percentuais, e registrou apenas 24% de alfabetizados entre 8 e 9 anos.




Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário