O presidente Lula afirmou que o Brasil adotará as medidas cabíveis para proteger os produtos brasileiros da taxação de 10% anunciada pelo governo dos Estados Unidos (EUA). Lula fez a declaração nesta quinta-feira (3), durante cerimônia de divulgação do balanço dos dois primeiros anos de seu atual mandato.
Durante o evento, o presidente defendeu o multilateralismo e criticou medidas protecionistas. “Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e os nossos trabalhadores brasileiros, tendo como referência a Lei da Reciprocidade Econômica aprovada ontem pelo Congresso Nacional e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, afirmou.
Lula também disse que o Brasil está de novo entre as 10 maiores economias do mundo e que mais de 24 milhões de pessoas ficaram livres da fome. Segundo o presidente, o desemprego é o menor dos últimos 12 anos. Ele também falou do novo PAC e de suas mais de 20 mil obras de andamento, entre rodovias, portos, aeroportos, ferrovias, maternidades, escolas, creches e centros esportivos.
Ainda no balanço, a economia teve destaque, com crescimentos acima de 3% em 2023 e em 2024. A volta do reajuste do salário-mínimo acima da inflação e a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil também foram mencionados entre as ações do governo.
Na cerimônia, o presidente assinou dois decretos. Um autoriza destinar R$ 18 bilhões do pré-sal para o programa Minha Casa Minha Vida. Outro antecipa para abril e maio o pagamento do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas .
Fonte: Agência Brasil