Secretarias de Educação municipais e estaduais têm até a próxima quinta-feira, 17 de maio, para aderir à PND, Prova Nacional Docente, do Ministério da Educação. O exame serve para a seleção de futuros professores da educação básica, composta pelos ensinos infantil, fundamental e médio.
A prova vai ajudar no aumento do número de professores efetivos nas redes de ensino. Na primeira edição, que terá validade de três anos, o exame terá como referência o Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas.
O Inep, instituto responsável pela aplicação dos exames educacionais, estima que o Brasil tenha este ano cerca de 250 mil formandos em licenciaturas, modalidade de curso superior para formação de professores de diversas áreas.
Para aderir à PND e utilizar os resultados para selecionar professores na rede pública, a Secretaria de Educação municipal, estadual ou do Distrito Federal deve acessar o site do Simec – Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – e clicar em “Prova Nacional Docente”.
Lembrando que a PND não substitui o processo seletivo de cada rede de ensino; ela ajuda a complementar a seleção. Justamente por isso, logo após aderir à Prova Nacional Docente, a Secretaria de Educação deve cadastrar o próprio edital de seleção até 25 de junho, também no site do Simec, e indicar que parte da nota da PND será utilizada no processo seletivo.
Fonte: Agência Brasil