Mais de 102 milhões de brasileiros planejam compras para a Páscoa


Com o preço dos chocolates nas alturas, muitos consumidores estão tendo cautela, este ano, na hora de comprar os ovos de Páscoa. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que sete em cada dez consumidores acham que os preços estão mais caros este ano que em 2024. Mais de 102 milhões de pessoas devem ir às compras, 4 milhões a menos que no ano passado.
 
A pesquisa realizada entre o SPC e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 63% dos entrevistados pretendem fazer compras para esta Páscoa. Entre os que não pretendem comprar, 23% disseram que querem economizar, enquanto 21% estão endividados e disseram que vão priorizar o pagamento de dívidas. Outros 12% admitiram que ficaram endividados na Páscoa do ano passado.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, o orçamento está apertado. Ele recomenda ao lojista usar a criatividade e ter opções de chocolates e lembranças mais baratas.
 
Entre aqueles que pretendem comprar presente nesta Páscoa, um terço disse que gosta de receber e dar chocolate; 26% disseram que é uma “tradição”.
 
E sabe quem vai receber mais presentes? Os filhos, claro. Essa foi a resposta de 55% dos entrevistados. Depois, vêm as mães e o companheiro ou companheira, afirmaram 39% dos consumidores.


São Paulo (SP), 25/03/2025 - Ovos e bombons  de Páscoa, da chef Dayane Cristin, que vende diretamente ao público.  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 25/03/2025 - Ovos e bombons  de Páscoa, da chef Dayane Cristin, que vende diretamente ao público.  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

São Paulo (SP), 25/03/2025 – Ovos e bombons de Páscoa da chef Dayane Cristin – Paulo Pinto/Agência Brasil

Quem mais vai lucrar serão os vendedores de lojas físicas, de ovos e bombons industrializados, que são os principais itens procurados. O chocolate caseiro ou artesanal está nos planos de apenas um terço dos pesquisados.

Nove em cada dez compradores preferem lojas físicas pela facilidade de pesquisar tanto o preço quanto o tipo de chocolate. A pesquisa do SPC e da CNDL foi feita em todas as capitais brasileiras.



Fonte: Agência Brasil

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