Indústria produz mais de 500 mil motocicletas no primeiro trimestre


A indústria produziu mais de 500 mil motocicletas e atingiu o melhor primeiro trimestre em 13 anos. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (9) pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

A produção cresceu 14,4% no primeiro trimestre e alcançou o melhor desempenho para o período desde 2012. Nos três primeiros meses deste ano, cerca de 500 mil motocicletas saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus (PIM). A indústria de motocicletas também atingiu o melhor resultado para o mês de março em 13 anos. 

O presidente da Abraciclo, Marcos Bentes, destaca que o mercado está favorável para o veículo e ressalta os números da produção do ano passado:

“As motocicletas de entrada continuam representando um grande percentual do nosso mercado, principalmente pela atratividade em relação ao preço. O nosso faturamento, com aproximadamente R$ 37 bilhões, (teve) um crescimento de 18% se comparado a 2023. (São) mais de 18,7 mil empregos diretos na Zona Franca de Manaus e uma capacidade de quase 2,5 milhões de produção entre bicicletas e motocicletas”.

Marcos Bentes também comentou o tarifaço feito pelo governo americano. Ele ressalta que, apesar da apreensão no mercado, o volume de exportação para os Estados Unidos ainda está em análise:

“Todo esse tarifaço tem provocado uma série de estudos por todos os associados. Existe uma apreensão, porque o volume que a gente exporta para os Estados Unidos, apesar de não ser grande, ele é para um segmento específico, das motos off-road, e não sabemos ainda precisar se isso vai gerar, apesar de baixo o aumento da tarifa, se isso vai aumentar o nosso custo”.

Apesar do cenário, a estimativa da Abraciclo é fechar 2025 com 1,88 milhão de unidades produzidas, uma alta de 7,5% em relação ao ano anterior.

A fabricação nacional de motos, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus, está entre as seis maiores do mundo.




Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário