Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, foram atendidas nos Correios ontem, sexta-feira, 30 de maio, no primeiro dia de atendimento presencial de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios.
Mais de cinco mil agências dos Correios estão habilitadas para consultas e contestações relativas aos descontos irregulares feitos por entidades associativas desde 2019. Caso seja confirmado o desconto irregular, é possível fazer a constatação, bem como acompanhar o resultado do questionamento
O atendimento é gratuito, com prioridade aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
A Advocacia-Geral da União reiterou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano.
O pagamento é garantido pelo orçamento de 2025, mas a expectativa é de que os cofres públicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas.
A expectativa é de que o INSS faça um balanço, no dia 4 de junho, quando encerra o primeiro ciclo de consultas.
Fonte: Agência Brasil