Aposentados e pensionistas começaram, nesta quarta-feira (14), a contestar os descontos indevidos nos contracheques. Alguns relatam dificuldades com o aplicativo e para saber quanto dinheiro perderam.
A Ceres Silveira diz que descobriu os descontos com esse alerta, mas ainda não conseguiu pedir a devolução do dinheiro.
Já a servidora pública Neide Freitas já tinha percebido os descontos, porque consulta o contracheque todo mês. Ela conseguiu pedir o ressarcimento, mas também não sabe o valor que perdeu.
Também servidora, Neia Oliveira descobriu, em janeiro, os descontos feitos sem autorização dela. E na mesma época pediu o bloqueio.
Nós questionamos o INSS sobre as dificuldades apontadas e aguardamos o retorno.
Cerca de 9,5 milhões de pessoas foram notificadas nessa terça-feira. Para pedir a devolução do dinheiro, basta acessar o aplicativo “Meu INSS” com seu CPF e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Vai aparecer o nome da entidade e, também, as opções para informar se autorizou ou não o débito. Também é possível contestar o desconto no site meu.inss.gov.br ou pelo número 135.
As entidades associativas vão ter até 15 dias úteis para responder.
E cuidado com golpes! O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações. O segurado deve acompanhar a resposta pelos canais oficiais.
Fonte: Agência Brasil