Um novo sistema vai permitir que o cidadão bloqueie a possibilidade de abertura de contas fraudulentas no nome dele. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central. O serviço deve ficar disponível em até seis meses, segundo a nova resolução do BC, ou seja até primeiro de dezembro.
A pessoa vai acessar a página “Meu BC”, fazer o login e informar que não quer abrir novas contas, seja corrente, poupança ou de pagamento. A decisão é opcional e poderá ser revertida a qualquer momento.
Antes de terminar o processo de abertura de uma conta, as instituições financeiras deverão consultar esse sistema. Todas as movimentações e acessos vão ficar registradas.
A diretora de Relacionamento do Banco Central, Izabela Corrêa, afirmou que a medida quer dar mais segurança aos usuários.
Outra novidade anunciada é que, a partir desta terça-feira (27), os recursos esquecidos nos bancos poderão ser transferidos automaticamente para quem tiver Pix do tipo CPF. Basta a pessoa acessar o Sistema de Valores a Receber e fazer a adesão se quiser.
Hoje, a pessoa precisa acessar a plataforma para verificar se tem valores para resgatar e pedir manualmente.
Fonte: Agência Brasil