Quase 280 mil contrinuintes recebem nesta quarta-feira (30) o lote residual de restituição do Imposto de Renda. Ao todo, serão depositados quase R$ 340 milhões.
Para checar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, depois em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar a conta indicada na declaração e ver se o valor foi depositado.
Caso a restituição não tenha sido depositada na conta informada na declaração, ou se a conta foi desativada, os valores devem ser resgatados no Banco do Brasil em até um ano. Depois desse prazo, é preciso requerer na internet, no portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Já para as declarações do Imposto de Renda do ano-calendário 2024, o prazo de envio termina em um mês: 30 de maio. Até esta quarta-feira (30), a Receita recebeu quase 18 milhões de declarações, quantidade que não chega a 40% do total de 46 milhões de contribuintes que devem declarar.
Fonte: Agência Brasil