Momento pode ser de oportunidade para carne brasileira, diz Fávaro


O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou, nesta quinta-feira (17), em Brasília, que a guerra comercial entre Estados Unidos e China pode ser uma oportunidade para as exportações de carne bovina do Brasil ao mercado chinês. 

“O governo precisa oferecer essa carne que era oferecida pelos norte-americanos. O Brasil se apresenta com muita vontade e capacidade. Tenho certeza que vamos saber ocupar esse espaço e ser um grande fornecedor”, destacou.

A declaração foi feita durante o encontro de ministros da Agricultura dos 11 países que compõem o Brics, grupo de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Fávaro esclareceu que o tema principal da reunião não foi o tarifaço norte-americano, mas que houve discussão sobre as repercussões das barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos:

“A afronta, neste momento, por parte do governo norte-americano e o protecionismo sem precedentes, criando barreiras tarifárias, certamente nos induz ao fortalecimento do bloco, e buscarmos nisso, então, as oportunidades. Aquilo que cada país membro do bloco tem de potencialidades, traz à mesa, e a gente discute a ampliação das relações comerciais”.

Durante o evento, os países do Brics firmaram uma série de compromissos para fortalecer a cooperação entre os integrantes do bloco em temas estratégicos, como segurança alimentar e nutricional, valorização da agricultura familiar, sustentabilidade e inovação.




Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário